Políticas de Bagagem
As políticas de bagagem variam de acordo com a companhia aérea, mas existem algumas regras gerais que são comumente aplicadas. Por exemplo, a American Airlines permite que os passageiros despachem até 10 bagagens em voos domésticos, transatlânticos e transpacíficos, e até 5 malas em voos para o México, Caribe, América Central, América do Sul e Brasil. O limite de tamanho da bagagem é calculado pela soma de todas as dimensões externas de cada bagagem: largura + comprimento + altura. Para todas as regiões, exceto nas viagens com origem ou destino na Austrália ou Nova Zelândia, a franquia de bagagem despachada é de 158 cm/62 pol. e 23 kg/50 lb. Para Primeira/Executiva, o peso é de 32 kg/70 lb para bagagens gratuitas e 23 kg/50 lb para bagagens extras pagas1.
Regras de Bagagem de Mão e Despachada
As regras de bagagem de mão e despachada também variam de acordo com a companhia aérea. No Brasil, as linhas aéreas seguem as regras de bagagem da ANAC em relação à bagagem de mão ou despachada. Há três categorias de bagagem: mala de bordo gratuita, que deve respeitar o peso e as dimensões estipuladas; um item pessoal (bolsa ou mochila menor) que pode ser levado a bordo; e a mala despachada, que pode ser gratuita ou paga dependendo da tarifa e do destino escolhidos. As medidas e os pesos permitidos para bagagens são: para mala de mão (na cabine) – 55 x 35 x 25cm com limite de peso de 10 kg; para item pessoal (na cabine) – medidas variam de acordo com a companhia aérea, mas geralmente é uma bolsa ou mochila leve e pequena que possa ser armazenada debaixo de seu assento; para bagagem despachada (no porão da aeronave) – 50 x 80 x 28cm com limite de peso de 23 kg3.
Custos de Bagagem
Os custos de bagagem também variam de acordo com a companhia aérea e o destino de viagem. Por exemplo, a American Airlines oferece até 3 malas gratuitas em alguns casos, dependendo do itinerário e do status do passageiro no programa de fidelidade AAdvantage® ou oneworld®. As taxas de bagagem são não reembolsáveis e são aplicadas por pessoa, em cada trecho, mesmo se o passageiro comprar ou obter um upgrade que incluir bagagens despachadas gratuitas1. No Brasil, cada linha aérea pode definir os valores de bagagem despachada, e a quantidade de bagagem despachada incluída no bilhete depende da tarifa e rota que o passageiro escolheu ao comprar sua passagem3.