Após um ataque massivo do Hamas, várias companhias aéreas importantes suspenderam seus voos para Israel1. A decisão foi tomada após o país declarar guerra, em resposta ao ataque. O impacto do conflito foi sentido em todo o mundo, com companhias aéreas dos Estados Unidos, Europa e Ásia suspendendo seus serviços para a região.

As companhias aéreas americanas, incluindo American Airlines, United Airlines e Delta Air Lines, suspenderam seus serviços após o Departamento de Estado dos EUA emitir avisos de viagem para a região, citando o potencial de terrorismo e agitação civil1. A American Airlines suspendeu o serviço para Tel Aviv até sexta-feira, enquanto a United permitiu dois voos programados para sair de Tel Aviv no final de sábado e no início de domingo, antes de suspender seus voos para a região até que as condições melhorem1. A Delta cancelou seus voos para Tel Aviv nesta semana1.

Na Europa, a Air France suspendeu seus serviços para Tel Aviv “até novo aviso” após coordenar com as autoridades francesas e israelenses1. A Lufthansa da Alemanha, que inclui Austrian Airlines, Swiss e Brussels Airlines, além da própria Lufthansa, suspendeu os voos para e de Tel Aviv até sábado1. A Virgin Atlantic cancelou seu serviço entre o Aeroporto de Heathrow, em Londres, e Tel Aviv na segunda e terça-feira, bem como o voo de retorno de Tel Aviv para Londres na quarta-feira1. A Wizz Air, uma companhia aérea de baixo custo que voa para Israel a partir de Abu Dhabi e mais de duas dúzias de aeroportos na Europa, cancelou todos os voos para e de Tel Aviv “até novo aviso”1.

Na Ásia, a Cathay Pacific Airways de Hong Kong cancelou seus voos programados para Tel Aviv na terça e quinta-feira1. A Hainan Airlines, a única companhia aérea chinesa a voar entre a China e Israel, cancelou os voos entre Tel Aviv e Xangai na segunda-feira2. A Korean Air cancelou seu voo de segunda-feira entre Incheon e Tel Aviv, e espera que os voos futuros sejam irregulares2.

As companhias aéreas estão monitorando de perto a situação e fazendo ajustes em seus horários conforme necessário. A segurança de seus passageiros e tripulações é a principal prioridade, e todas as companhias aéreas estão trabalhando duro para acomodar seus clientes durante este período difícil12.