A Pirâmide de Miquerinos, uma das três principais pirâmides de Gizé no Egito, está prestes a receber uma grande reforma. Arqueólogos egípcios estão trabalhando para restaurar a pirâmide ao que acreditam ser sua aparência original, há cerca de 4.000 anos. O projeto foi apelidado de “projeto do século”1.

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, anunciou a iniciativa de revestir a parte externa da Pirâmide de Miquerinos com centenas de blocos de granito que antes revestiam a estrutura antiga. Segundo Waziri, o projeto é “um presente do Egito para o mundo”1.

A Pirâmide de Miquerinos, construída como o túmulo do Rei Miquerinos por volta de 2.000 a.C., é a única pirâmide conhecida no Egito que foi construída com uma casca externa de blocos de granito. Acredita-se que um terremoto tenha causado a queda de dezenas desses blocos da estrutura nos últimos mil anos. Os arqueólogos planejam usar os mesmos blocos de granito originais, que estão espalhados ao redor da base da pirâmide desde que caíram1.

A equipe, liderada por uma coalizão de especialistas egípcios e japoneses, passará pelo menos um ano estudando e planejando a iniciativa antes que uma equipe internacional decida se avança com a reconstrução. No entanto, o projeto enfrentou resistência, com críticos argumentando que os blocos lisos parecerão estranhos ao lado da superfície desgastada da pirâmide existente1.

FAQ

1. O que é a Pirâmide de Miquerinos?
A Pirâmide de Miquerinos é uma das três principais pirâmides de Gizé, no Egito. Foi construída como o túmulo do Rei Miquerinos por volta de 2.000 a.C.

2. O que é o “projeto do século”?
É um plano para restaurar a Pirâmide de Miquerinos à sua aparência original, revestindo-a com os blocos de granito originais que caíram da estrutura ao longo dos anos.

3. Quem está liderando o projeto?
A equipe é liderada por uma coalizão de especialistas egípcios e japoneses.

Glossário

Pirâmide de Miquerinos: Uma das três principais pirâmides de Gizé, no Egito. Foi construída como o túmulo do Rei Miquerinos por volta de 2.000 a.C.

Conselho Supremo de Antiguidades: Órgão governamental egípcio responsável pela conservação, proteção e regulamentação das antiguidades e sítios arqueológicos do Egito.

Granito: Um tipo comum de rocha ígnea ou magmática, granular e felsic. É conhecido por sua durabilidade e variedade de cores, e é frequentemente usado em construção e arquitetura.

Arqueólogos: Cientistas que estudam a história humana e a pré-história através da escavação de sítios e da análise de artefatos e outras evidências físicas.