Imposto afetará passageiros em conexão no Aeroporto de Amsterdã

A maioria na Câmara dos Representantes da Holanda aprovou uma moção que visa introduzir um novo imposto para passageiros em trânsito no Aeroporto de Amsterdã Schiphol1. Atualmente, apenas passageiros com origem em Amsterdã pagam esse imposto, mas, se a mudança for transformada em lei, os passageiros em conexão também terão que pagá-lo1.

Os passageiros em trânsito em Amsterdã poderiam pagar cerca de 56 dólares em impostos1. Isso é significativo, especialmente quando se considera o cenário competitivo. A medida tornaria Amsterdã o hub menos competitivo da Europa1.

Aumento de impostos em passagens aéreas na Holanda

Além do novo imposto para passageiros em trânsito, o governo holandês também planeja aumentar significativamente os impostos sobre passagens aéreas a partir de 20232. O “Imposto Estadual Holandês”, que se aplica especificamente aos viajantes que partem da Holanda (e não aos passageiros em conexão), aumentará em mais de 20 euros, passando de 7,95 euros para 28,58 euros2. Isso significa que, no próximo ano, o imposto sobre passagens aéreas será mais de 350% do que é este ano2.

Impacto no Aeroporto de Amsterdã Schiphol

O governo holandês também anunciou uma redução no número máximo de voos anuais permitidos no Aeroporto de Amsterdã Schiphol, o maior centro de aviação do país3. O número máximo de voos anuais será reduzido de 500.000 para 440.0003. A KLM, maior companhia aérea no Aeroporto de Amsterdã Schiphol, não está satisfeita com essa decisão3.

Comparação com outros países

A França também introduziu um imposto ecológico sobre as companhias aéreas que voam para fora do país5. Esse imposto é aplicado gradualmente e varia de 1,50 euros para um bilhete econômico a 18 euros para um bilhete de classe executiva em voos fora da UE5. No entanto, esse imposto não se aplica a passageiros em trânsito que simplesmente fazem conexão em um aeroporto francês5.