Trabalhadores da saúde só poderão se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19 até a próxima segunda (3/5)

1718
Eliete Pereira dos Santos, primeira enfermeira a ser vacinada contra o coronavírus em Betim. Foto: Arquivo/ Gira Betim.

Até nesta última quarta-feira (28/4), 9.214 profissionais receberam a primeira dose do imunizante e 6.719 a segunda

Profissionais da saúde em Betim têm até a próxima segunda-feira (3/5) para realizarem o cadastro, para receberem a vacina contra a Covid-19. De acordo com informações da prefeitura, o Ministério da Saúde não está mais destinando doses de imunizantes para esse grupo.

A partir dessa data, somente os profissionais que se cadastraram e estão dentro dos critérios de prioridade, definidos no Programa Nacional de Imunizações (PNI), serão atendidos.

Aqueles que não estão dentro dos critérios de prioridade da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319/21, mesmo que tenham feito o cadastro, não receberão a vacina nesta etapa e poderão ser contemplados em outras fases do PNI.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacinação dos trabalhadores da saúde foi realizada conforme os critérios de risco do serviço e exposição do profissional ao contágio da Covid-19, definidos pelo SUS.

Foram contemplados com a vacina os trabalhadores dos serviços que realizam atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados com Covid-19, que realizam a coleta de amostra para exames e aqueles que, em razão de suas atividades, estão mais expostos à contaminação.

*Estagiária sob supervisão de Sara Lira
*Com informações da Prefeitura de Betim