Segunda dose da vacina AstraZeneca começará a ser aplicada em Betim na próxima segunda-feira (3/5)

1262
O complemento da imunização contra a covid-19 ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h. Foto: Gira Betim.

O complemento da imunização contra a covid-19 ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h

A partir da próxima segunda-feira (3), será iniciada a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, em Betim. Para garantir a segunda etapa, os usuários devem retornar às unidades de saúde de referência na data informada no cartão de vacinação.

Um total de 5.140 doses serão destinadas aos grupos prioritários que receberam a primeira dose da vacina no mês de fevereiro ─ idosos internados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do setor público e privado.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, ressalta a importância da Rede SUS Betim no contexto da campanha, “graças a uma estrutura robusta, com 36 unidades distribuídas nas dez regionais administrativas da cidade, compostas por profissionais qualificados e abastecidas com insumos e equipamentos de refrigeração, além de uma consolidada experiência em logística, conseguimos garantir a distribuição ágil dos imunizantes e disponibilizá-los para a população”.

Viana ainda lembrou que a primeira dose da vacina continua sendo aplicada no município. Na última quarta-feira (28/4), foi iniciada a imunização dos idosos com 62 anos, também com a vacina AstraZeneca.

Outro grupo que também está recebendo a primeira dose dos imunizantes, conforme a chegada de novos lotes, são os trabalhadores da saúde e os profissionais das forças de segurança e de salvamento de Betim.

Até o dia 29 de abril, 84.401 doses foram distribuídas às UBSs pela Central de Vacinas e 71.487 foram aplicadas, sendo 48.894 da primeira dose e 22.593 da segunda.

*Estagiária sob supervisão de Sara Lira