Nos últimos anos, a indústria da aviação tem experimentado mudanças significativas na capacidade média dos voos. De acordo com dados recentes, a capacidade média por voo aumentou em quase 8%, atingindo 160 assentos por voo programado. Este crescimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo a disponibilidade de aeronaves, a redução de voos regionais e o aumento da participação de mercado das companhias aéreas de baixo custo.

Em regiões como a América Central e a Ásia Central, a capacidade por voo aumentou em 25%, enquanto na América do Norte e no Caribe, o crescimento foi de 14% e 20%, respectivamente. Na Espanha, a capacidade por voo cresceu 18%, impulsionada pela atividade das companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, que aumentou sua capacidade em 30% em comparação com o segundo trimestre de 2019.

Nos Estados Unidos, a queda dos serviços de jatos regionais, com 36% menos voos programados em comparação com 2019, destaca os desafios enfrentados por aeroportos menores. Em contrapartida, a atividade das companhias aéreas de baixo custo aumentou a capacidade média por voo em 14%. Na China, o aumento de 34% nos voos domésticos de fuselagem larga contribuiu para um crescimento de 13% na capacidade.

Essas mudanças refletem uma tendência global de aumento da eficiência e da sustentabilidade na aviação, com a utilização de aeronaves de nova geração e a redução do número de voos operados. Embora isso possa resultar em voos mais lotados e filas mais longas nos aeroportos, a melhoria na eficiência de combustível e a redução das emissões são benefícios significativos para o meio ambiente.

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