A utilização do Airbus A321neo pela Alaska Airlines foi uma escolha peculiar, considerando sua história de preferência por aeronaves da Boeing. A companhia aérea herdou mais de 70 aviões Airbus (A319s, A320s e A321neos) após sua fusão com a Virgin America em 2018, mas começou a remover gradualmente as aeronaves de fabricação europeia de sua frota durante a pandemia1.
A American Airlines concordou em adquirir a frota de Airbus A321neo recentemente aposentada da Alaska Airlines. A Alaska aposentou os dez A321neos de serviço no mês passado, após se comprometer a se tornar uma companhia aérea exclusivamente Boeing novamente. Com a Alaska Airlines realizando seu último voo A321neo em 30 de setembro, sua frota neo de saída foi adquirida pela American Airlines1.
Negociações e Vendas
Segundo o AirFinanceJournal, o Diretor Financeiro da AA, Devon May, confirmou que a companhia aérea assumirá os aviões – os dez neos estavam na Alaska em leasing de várias empresas, incluindo as empresas irlandesas Jackson Square Aviation e AerCap. Emily Halverson, Vice-Presidente de Finanças da Alaska, disse que a companhia aérea comprou os jatos de seus locadores e, posteriormente, os venderá para a American. As negociações sobre os dez aviões supostamente levaram cerca de 18 meses1.
De acordo com os últimos resultados trimestrais da Alaska, as vendas de aeronaves começarão no quarto trimestre de 2023, com as entregas dos jatos de próxima geração esperadas logo em seguida. Os contratos de leasing da Alaska para as aeronaves se estendiam de 2029 a 2031 – parece que comprar as aeronaves e depois vendê-las será financeiramente mais vantajoso do que pagar taxas de rescisão de leasing1.
Aquisição e Futuro da Frota
A aquisição prospectiva dos A321neos da Alaska pela AA era fortemente rumorada, então este negócio não será uma surpresa para muitos. A American já opera 70 A321neos ao lado de mais de 200 A321-200s, então os jatos se encaixarão perfeitamente em sua frota – a companhia aérea também adquirirá as aeronaves com muito pouco atraso, com as entregas previstas antes do final do ano1.
A American também manteve conversas com a Boeing e a Airbus nos últimos meses sobre um acordo para novas aeronaves de corredor único. Relatórios afirmam que a companhia aérea está considerando a compra de até 200 aviões, com o A321neo e o 737 MAX em disputa1.
A Alaska Airlines abandonou todos os seus A319s e cerca de metade de seus A320-200s nos primeiros dias da pandemia, mas continuou a operar seus A321neos mais novos até setembro deste ano. Com sua frota principal agora consistindo exclusivamente de aeronaves da família Boeing 737, a companhia aérea se beneficiará da simplificação da frota1.