Primavera começa com dias quentes; veja a previsão para esta semana em Betim e região

1323
No dia 23 de setembro é oficialmente declarado o início da Primavera no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil.

Estação vai até o dia 21 de dezembro

Os dias frios estão oficialmente para trás. O calorão que começou a fazer nas últimas semanas, agora deve continuar na estação mais florida do ano: a primavera. Ela começa nesta quarta-feira (22), às 16h21 e termina no dia 21 de dezembro às 12h59, quando começa o verão.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera é marcada pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa na região central do Brasil, com o início da convergência de umidade vinda da Amazônia. A corrente define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centrossul da Região Norte.

Quanto à temperatura, os primeiros dias da primavera prometem ser quentes, pelo menos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aqui em Minas Gerais. Segundo previsão do Inmet, em Betim, por exemplo, nesta quarta a máxima pode chegar a 31º.

Na quinta, os termômetros devem ficar entre 14º e 29º, e na sexta, a mínima pode bater 12º, mas a máxima sobe para 31º.

No sábado, o céu deve ficar com muitas nuvens e a temperatura entre 13º e 30º. Já no domingo, a previsão é de céu encoberto, com temperatura máxima de 29º. Neste primeiros dias, não há previsão de chuva.

Veja detalhes:

Quarta-feira (22)
Céu com poucas nuvens
Mínima: 17º
Máxima: 31º

Quinta-feira (23)
Céu com poucas nuvens
Mínima: 14º
Máxima: 29º

Sexta-feira (24)
Céu com poucas nuvens
Mínima: 12º
Máxima: 31º

Sábado (25)
Céu com muitas nuvens
Mínima: 13º
Máxima: 30º

Domingo (26)
Céu encoberto
Mínima: 15º
Máxima: 29º