Prefeitura de Betim notifica 66 estabelecimentos por descumprimento de normas em prevenção a Covid-19

785

Fiscalização tem sido desempenhada pela Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Procon

Sessenta e seis estabelecimentos já foram notificados em Betim, por descumprimentos às exigências de prevenção e combate a infecção por coronavírus. De acordo com o diretor municipal de Vigilância da Saúde, Nilvan Baeta, ações de fiscalização têm sido feitas periodicamente em toda a cidade desde o dia 23 de março.

Os trabalhos são executados em parceria pelas equipes da Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal. O objetivo é diminuir o número de pessoas concentradas em filas nas portas de supermercados e agências bancárias. Nesta quarta-feira(8) foram feitas algumas rondas nos bairros PTB e São Caetano em estabelecimentos que não estavam cumprindo as normas de prevenção. “Estamos intensificando essas fiscalizações nos templos religiosos também”, destaca.

Segundo Nilvan, Betim ainda estuda a possibilidade de flexibilizar o decreto que estabelece o fechamento de alguns locais e normas de funcionamento para os que podem permanecer abertos.

“As ações estão acontecendo como um processo educativo e estamos voltando nos estabelecimentos que já foram notificados. Precisamos a todo momento falar das medidas de prevenção para que além de frisar torne-se praticado”, explica.

Portal Gira Betim: Como têm funcionado as operações de fiscalização?

Nilvan Baeta: Estamos fechando os estabelecimentos que não podem funcionar e aqueles com autorização para permanecer abertos, que não estão cumprindo as normas de vigilância, também foram notificados. No total são 66 notificações, entre elas, as agências bancárias pelo acúmulo de pessoas e o não cumprimento das normas exigidas pela Vigilância Sanitária em prevenção a Covid-19.

Portal Gira Betim: Como os estabelecimentos devem proceder?

Nilvan Baeta: É necessário o controle de fluxo dentro dos bancos, mantendo o distanciamento e disponibilizar álcool em gel para os clientes usarem, mas infelizmente a maioria não estava cumprindo as exigências. Nesta terça-feira (7) foi feita mais uma ronda na região central de Betim, alguns desses bancos que estavam descumprindo as normas já providenciaram estratégias evitando aglomerações. A equipe de fiscalização está atenta às denúncias e cumprindo todas as medidas cabíveis para manter as normas e pontuar a atenção aos cuidados em relação a Covid-19.

Portal Gira Betim: Betim tem sido suporte em atendimento para as cidades vizinhas?

Nilvan Baeta: A população não está respeitando a questão do distanciamento e aparentemente descrente em relação ao coronavírus, que causa a Covid-19. A contaminação é um fato que vai acontecer em alguns familiares próximos se não forem mantidos os cuidados necessários. Betim oferece retaguarda para as cidades vizinhas. Estamos estruturados, porém além de atender a nossa cidade, atendemos a população da região do Paraopeba. Precisamos fazer essas operações, frisando que o isolamento pode retardar esse processo de contaminação, até para que tenhamos uma estrutura melhor para atender todas essas pessoas.

Confira algumas imagens: