Polícia Militar e Guarda Municipal iniciam Operação Natalina em Betim

866
Policiais em saída para o início da Operação Natalina em Betim. Foto: Adeildo Silva.

No total, 88 militares e 30 agentes atuarão nos principais centros de compras da cidade, para aumentar a segurança de comerciantes e consumidores durante as compras de fim de ano

Dezembro está chegando e, com ele, os centros comerciais começam a ficar cada vez mais cheios devido às tradicionais compras de fim de ano. Para garantir a segurança dos comerciantes e consumidores, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Betim iniciaram, nesta quinta-feira (28) a Operação Natalina.

A ação integrada visa, principalmente, coibir a ação de criminosos. O 33º Batalhão de Polícia Militar disponibilizará 63 policiais, e o 66º BPM, 25, isto inclui o apoio efetivo cedido pela Academia de Polícia Militar. Os policiais estarão todos em serviço dedicado unicamente à operação. Assim também será com a Guarda Municipal, que deixará 30 efetivos exclusivamente para a operação conjunta.

De acordo com informações disponibilizadas pela prefeitura de Betim, as corporações elaborada um planejamento estratégico para atuarem simultaneamente em várias regiões da região Central, e outros locais comerciais movimentados.

Os pontos da operação são: avenidas Juscelino Kubitschek e Amazonas, Praça do Mercado Central (região central); avenida Campos de Ourique, no Alterosas, e avenida Tapajós, no Laranjeiras. O efetivo administrativo da PM e da GM também circulará em pontos que não possuem destaque comercial, mas que também serão monitorados.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Betim, coronel Julio Cesar Rachel de Paula, esta é a primeira vez que a operação ocorre em conjunto. “O trabalho integrado das forças de segurança do município é um dos motivos que têm garantido, mês a mês, a redução da criminalidade em Betim. E neste fim de ano não será diferente. Estamos trabalhando para garantir mais segurança aos betinenses que vão às compras, aos lojistas e todos os trabalhadores do comércio”, disse.

Outro destaque da Operação Natalina é que o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), onde ficam instaladas as câmeras de olho vivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar, também estarão concentrados no monitoramento desses centros comerciais.

Elas vão auxiliar o policiamento a pé e motorizando, identificando pessoas suspeitas e na captura de infratores. As Bases Móveis da PM iniciarão os trabalhos duas horas mais cedo, às 13h. Antes deste horário, a GM ficará instalada nestes pontos.