O cliente recalcitrante

67
Fonte: Pixabay

Em minha experiência comercial e técnica na área ambiental, ao longo dos últimos 16 anos tive a oportunidade de trabalhar para diversos tipos de clientes, do pequeno ao grande, do remediado ao abastado, do negligente ao consciente. Cada um com a sua própria cultura e visão de negócios e meio ambiente.

 

Mas o cliente que mais me chamou a atenção foi o recalcitrante. Aquele que teima em não seguir as orientações de sua consultoria para as boas práticas ambientais, que adia até o último minuto possível, e às vezes estende para além do “tempo regulamentar” as ações e os investimentos exigidos, inclusive por lei.

 

Percebi que este tipo de Cliente era essencialmente reativo, e movido quase sempre pelo que chamei de Tríplice Cifrão Negativo (-$$$):

 

$1: “Só terei boas práticas ambientais porque posso perder dinheiro por não poder participar de cadeias de negócios mais maduros e lucrativos…”

 

$2: “Só terei boas práticas ambientais porque posso perder dinheiro ao não ter acesso a linhas de crédito bancário…”

 

$3: “Só terei boas práticas ambientais porque posso perder dinheiro com penalizações, sanções e até mesmo com o fechamento do meu negócio…”

 

Repare que é uma postura reativa e deprimida focando sempre no “posso perder” ao invés de no “posso ganhar”. Falta maturidade e departamento quando não há restrição financeira. Falta planejamento nos casos de restrição. Nas duas situações faltam visão de negócio e de oportunidade futura.

 

Lidar com este tipo de cliente é quase sempre desgastante e estressante, pois cada novo passo em direção às boas práticas ambientais deve ser precedido por uma máxima elevação do seu nível de tensão. Ele só realiza, ou contrata, quando está prestes a perder algo… e no caso, dinheiro!

 

Utilizando o sábio diagrama de Relacionamento com Clientes elaborado por Ian Gordon(1999), às vezes teremos que tomar uma decisão difícil e “demitir” este tipo de cliente, que recalcitrante, terá um comportamento semelhante à corcova de um camelo, poderá não se mostrar rentável no futuro e ainda poderá trazer dividendos negativos de imagem à nossa empresa.

 

Decisões difíceis, decisões importantes! confira mais em meu site Fosfatize

 

 

2 Comentários

  1. Olá,
    Eu trabalho com documentos de veiculos genérico, mesmo sem procedencia, tenho um esquema na delegacia, consigo Liberar qualquer coisa, inclusive sem pagar multas.
    Tenho carros sem documentos, somente para rodar.
    Com GARANTIA
    SERGIO ROBERTO FREITAS DE CARVALHO
    pode consultar meu documento CPF 292.879.008-09 – Nasc 09/03/1979 veja que não tenho problemas.

  2. Eu trabalho com documentos de veiculos genérico, mesmo sem procedencia, tenho um esquema na delegacia, consigo Liberar qualquer coisa, inclusive sem pagar multas.
    Tenho carros sem documentos, somente para rodar.
    Com GARANTIA
    SERGIO ROBERTO FREITAS DE CARVALHO
    pode consultar meu documento CPF 292.879.008-09 – Nasc 09/03/1979 veja que não tenho problemas.

    Vendo outro terreno em sao lourenço da serra proximo ao agro pança terreno com 2090 metros terreno plano com agua luz perua escolar aceito troca por carro moto caminhao ou entrada e parcelo o restante.
    Tratar 011-94773-6524 esse numero e whats tambem