O segredo do sucesso

20

O segredo para o sucesso

Muitas pessoas almejam pelo “sucesso”, mas, vale ressaltar, que antes de tudo, precisamos ter clareza sobre a definição dessa palavra. E, eu não me refiro a uma definição formal, apresentada por dicionários e grandes pensadores; minha proposta é refletirmos sobre a importância de possuirmos uma definição individual, cujo sentido esteja diretamente relacionado aos nossos valores e, anseios pessoais, provenientes da nossa história de vida, realidade atual e planos futuros.

Para mim, uma pessoa “bem sucedida” tem consciência de que é “autora da própria história”, ou seja, ela se responsabiliza por suas escolhas, estabelece metas e, se empenha em conquistá-las; consequentemente, torna-se capaz de construir seus resultados.

Existe um segredo para o sucesso? Se a definição de sucesso é individual, como pode haver um segredo pré-estabelecido para conquistá-lo? É claro que, para cada “sucesso” almejado, faz-se necessário desenvolver habilidades específicas para conquistá-lo, entretanto, precisamos refletir sobre a importância de construirmos individualmente essa trajetória. Certamente, podemos nos inspirar em pessoas que, aos nossos olhos, sejam bem sucedidas, mas precisamos ter consciência de que não daremos os mesmos passos, o nosso caminho é único e exclusivo.

Muitas vezes, no decorrer deste processo, precisamos recalcular algumas rotas, mas, isso também é parte do “sucesso”, afinal, não existem receitas prontas para a construção do nosso sucesso. Precisamos de um planejamento? Sim. Com um planejamento somos capazes de estabelecermos os próximos passos, entretanto, é importante entendermos que, frequentemente, nos depararemos com situações que nos direcionarão a novas escolhas, mas, “está tudo bem”. Precisamos aproveitar as oportunidades de refletirmos sobre esse processo de construção e, recomeçarmos sempre; reconstruindo um direcionamento claro e preciso, aberto às mudanças que se fizerem necessárias.

O médico e psiquiatra Augusto Cury nos inspira, em muitas de suas obras, a vivermos como “autores da própria história”, ou seja, a assumirmos a responsabilidade de buscarmos um desenvolvimento contínuo, a fim de nos tornarmos capazes de termos consciência de que toda escolha implica em perdas e, não apenas ganhos; a fim de corrigirmos rotas sociais, profissionais e afetivas; reconhecermos nossos limites, falhas e atitudes incoerentes; a permanecermos e, não desistirmos da vida, mesmo diante de perdas, dificuldades e decepções; sermos transparentes, ao invés de nos escondermos por detrás de um sorriso maquiado, uma posição social, ou uma conta bancária; termos domínio próprio e, de liderarmos a nós mesmos, antes de tentarmos liderar o mundo de fora; treinarmos a nossa inteligência, para percebermos a beleza que mora na simplicidade de cada conquista.

Para você, o que significa ser uma pessoa bem sucedida? É possível termos riqueza financeira e, ao mesmo tempo, fracasso em nossas relações interpessoais? Certamente. Então, onde mora o sucesso nessa triste realidade? Outra reflexão importante: será que o sucesso nos aguarda no final da caminhada? Ou ele pode estar presente em cada conquista, por menor que ela pareça ser?

Para alguns, o sucesso está diretamente relacionado ao acúmulo de bens, para outros, diz respeito à harmonia e, o convívio em família; há outros que afirmem que sucesso é viver em conformidade ao seu propósito de vida e, cumpri-lo diariamente. Meu objetivo ao escrever sobre este tema, não é propor respostas, mas perguntas, capazes de nos conduzirem a uma reflexão sobre a maneira como temos direcionado a nossa vida e, quais escolhas temos feito, em busca de um “sucesso” que, muitas vezes, é imposto culturalmente e, que pode estar diretamente relacionado a uma falsa felicidade.

E, prensando nisso, quando o assunto é “felicidade”, vale um novo artigo capaz de nos levar a outra boa reflexão, não acha? (Aguarde. Cenas dos próximos capítulos).

Thamara Yanne | Publicitária, Coach, Palestrante, Empreendedora e Gestora do Café Mulheres de Negócios.

Deixe uma Resposta

Comente aqui
Por favor, escreve seu nome