Novas doses da vacina CoronaVac chegam a Igarapé nesta semana

1613
O governador já solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que faça a reposição de 229 doses para o município até esta sexta-feira (19). Foto: Prefeitura de Igarapé.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, 229 doses serão repostas 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) que faça a reposição de 229 doses da CoronaVac para o município até esta sexta-feira (19). O número é o mesmo que foi perdido na pane elétrica do último fim de semana.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, se reuniu durante um almoço, na tarde desta segunda-feira (17), em Pará de Minas, com o governador para discutirem sobre a reposição das doses no município.

Um inquérito foi aberto para apurar e identificar possíveis responsáveis e a investigação sobre o caso continua. No laudo técnico da SES, foi confirmado que o motivo da perda das vacinas decorreu da pane elétrica do refrigerador.

Relembre o caso

O município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, perdeu 229 doses da vacina Coronavac, no último sábado (13/2).

De acordo com o Executivo Municipal, o acometimento das doses ocorreu devido a uma pane elétrica em um dos três refrigeradores presentes na sala de vacinas da Policlínica Inácio Caetano de Andrade, localizada no Centro de Igarapé.

O problema técnico aconteceu durante o final de semana, mas só foi constatado na manhã da última segunda-feira (15), quando as funcionárias da equipe de vacinação iniciaram o turno de trabalho e verificaram que o equipamento estava com temperatura alterada, registrando 36,6 graus, quando não deveria passar de 8 graus.

Ao acionar a empresa responsável pela manutenção do equipamento, o técnico da empresa identificou um defeito raro no termostato do refrigerador, que, segundo ele, “em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco ocorrências semelhantes, até hoje”.

*Estagiária sob supervisão de Sara Lira
*Com informações da Prefeitura Municipal de Igarapé