Mutirão para aplicação de segunda dose da vacina contra Covid-19 começa em Betim a partir desta terça-feira (20/7)

1272
Betim promoverá mutirão de vacinação contra a Covid-19. Reprodução:(Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil).

Além disso, também será dada continuidade a imunização de trabalhadores da industria

A prefeitura de Betim iniciará a partir desta terça-feira (20/7), um mutirão para a aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Para a segunda etapa da imunização, serão chamadas cerca de 19 mil pessoas com idade entre 60 e 64 anos, que receberam a primeira dose nos meses de abril e maio.

Já a população que tomou a primeira dose da vacina Coronavac, a aplicação da segunda dose será por meio de agendamento. A partir desta terça-feira (20/7), as mais de 7.700 pessoas de 56 a 58 anos que receberam a primeira dose em junho, e de 48 e 47 anos, imunizadas no início de julho, serão agendadas para completar o ciclo de imunização.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, o mutirão irá completar o ciclo de imunização dessa faixa etária da população. As equipes das UBSs entrarão em contato com os usuários, por telefone ou por meio do Agente Comunitário de Saúde,  para marcar dia e horário para aplicação da segunda dose.

“Estamos avançando bastante na imunização e precisamos que todos continuem colaborando para que, juntos, possamos vencer a pandemia o mais breve possível. O intuito da prefeitura sempre foi de preservar vidas. Com o encerramento do ciclo desses dois grupos de imunizantes, cerca de 26 mil pessoas terão sido beneficiadas”, pontua o secretário de saúde Augusto Viana.

Também será dada continuidade, nesta semana, a imunização contra a Covid-19 dos trabalhadores industriais. Este é um dos maiores grupos  prioritários do município, com aproximadamente 50 mil pessoas.

Nas grandes empresas, a vacinação está sendo realizada com o apoio dos departamentos de saúde da própria fábrica. E nas indústrias de médio e pequeno porte, a imunização está sendo realizada no Betim Shopping e no Cerest. 

Mais doses

Com a chegada de mais de 8,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, no Brasil, há expectativa de que Betim faça um novo mutirão no próximo sábado (24/7), para a faixa etária de 40 anos. A probabilidade é que a nova remessa de doses chegue ainda nesta semana.

Cronograma

Mutirão de aplicação dose 2 – AstraZeneca
Terça-feira (20/7) – 64 anos
Quarta-feira (21/7) – 63 anos
Quinta-feira (22/7) – 62 anos
Sexta-feira (23/7) – 61 anos
Segunda-feira (26/7) – 60 anos
Local: nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.

Aplicação dose 2 – CoronaVac
Por meio de agendamento
Local: nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h

Trabalhadores industriais
Os trabalhadores devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia e horário que eles receberão a vacina.

Para receber a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacina com o registro da aplicação da primeira dose e um documento de identidade com foto. Quem foi vacinado contra a gripe nos últimos dias deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.