Motivação: onde está a sua?

154

O que nos motiva? O que nos move? Que força é essa que nos faz levantar todos os dias e seguir em frente? Como descobrir?

São perguntas como essa que escuto todos os dias e para conseguir respondê-las precisamos entender o que é motivação. Motivação, portanto é aquilo que nos move, aquilo que nos leva a agir, é o nosso combustível, é o que nos faz levantar, sacudir a poeira e seguir. Ela não é imutável, ela pode se modificar com o tempo, pois somos humanos e sempre estamos em processo de frequente mudança. Existem dois tipos de motivação: externa ou extrínseca e interna ou intrínseca.

A externa tem a ver com reconhecimento financeiro, reconhecimento das outras pessoas, o que ganhamos em troca para fazer algo, é o que independe de nós, vem do meio externo.

A interna é aquela que vem de dentro de nós, que só depende de nossa vontade, quando você faz algo que gosta, faz mesmo sem receber nada em troca, faz pelo simples fato de querer, faz para se sentir bem e totalmente realizado. Muitas das vezes, as pessoas se apegam somente no externo e acabam colocando na conta dos outros aquilo que só depende de nós. Nós somos como um relógio que não funciona sem bateria, essa bateria é a nossa motivação é o que nos energiza e nos faz agir, se mover. E como acontece com o relógio, a nossa bateria também acaba e se não trocarmos a bateria, ficamos estagnados e literalmente paramos no tempo. É preciso sempre mudar a bateria, renovar nossas forças e seguir. Portanto, a maior motivação está dentro de você e somente poderá reconhecê-la através do autoconhecimento. Então o primeiro passo para descobrir qual a sua motivação é se conhecer, saber o que faz sentido para você.

Esse processo de autoconhecimento não é muito fácil, muitas pessoas têm dificuldade de olhar para dentro de si próprio, é um exercício que deve ser diário, reconhecer seus pontos fracos e fortes e a grande queixa para não fazê-lo é de não ter tempo, portanto depende também de foco. Muitas vezes precisamos de um empurrãozinho para nos encontrarmos e tomar as rédeas de nossa vida e reconhecer que precisamos de ajuda já é um grande passo. Procurar um profissional como um coach e/ou psicólogo nos ajuda nesse processo de autoconhecimento e por consequência facilita a descobrir a nossa motivação.

Quando se tem consciência daquilo que nos motiva deixamos de perder tempo com coisas que não fazem sentido para nós e passa a focar naquilo que nos realmente interessa, com isso conseguimos melhorar nossa performance e reduzimos a possibilidade de nos frustrar com algo que dá errado ou por não concluir algo que iniciamos.

Nunca deixe nas mãos dos outros aquilo que somente você é capaz de fazer, pois só você possui o domínio sobre si. Acredite em sua capacidade e busque dentro de você o seu combustível para agir. Se conhecer, saber de suas limitações e habilidades, fazem com que você se torne cada dia mais uma melhor versão de si mesmo.