MG App: Facilita retirada de certidões em qualquer cartório do estado

1340
Divulgação/Prodemg

Atualização garante mais comodidade aos cidadãos, que poderão escolher buscar o documento no cartório mais perto de sua residência

O MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, tem uma nova funcionalidade. Agora, além de solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito pelo aplicativo, também é possível fazer a retirada do documento em qualquer cartório do estado. Essa novidade busca facilitar a vida dos cidadãos mineiros.

Até esta ampliação da funcionalidade, todo o processo de solicitação de segunda via de certidões já podia ser feito pelo aplicativo ou pelo site cidadao.mg.gov.br, mas a retirada do documento só era possível no cartório onde a certidão foi registrada, ou com entrega pelos Correios na residência do cidadão. Agora, o solicitante pode escolher buscar o documento no cartório de sua preferência, independentemente de onde ele tenha sido registrado.

O diretor central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha, explica que o serviço se aplica a todos os municípios mineiros. “A funcionalidade permite que o cidadão tenha acesso ao documento no cartório mais próximo de sua residência, ao invés de precisar se deslocar para o cartório onde o documento está registrado, que, às vezes, é distante de sua casa”, reforça.

Como solicitar

Para utilizar o serviço, o cidadão deve acessar o MG App ou o site cidadao.mg.gov.br, no menu Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, e solicitar a segunda via. O cartório no qual o documento está registrado recebe o pedido, faz a análise e, após a aprovação, o solicitante recebe em seu e-mail de contato informado a confirmação e o valor de emissão a ser pago.

O boleto para o pagamento é disponibilizado no próprio aplicativo ou no site. Todo o processo pode ser feito pelo celular, sem sair de casa. Ao efetuar o pagamento, o cidadão escolhe receber no cartório de registro, no cartório de sua preferência, ou via Correios.

A inclusão desta nova funcionalidade no aplicativo é resultado da parceria em Governo Digital da Seplag com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

MG App

O Governo de Minas Gerais lançou o MG app, um aplicativo para smartphones que dá acesso ao cidadão a diversos serviços públicos estaduais. Com um formato simples, ágil e moderno, a iniciativa leva à população do Estado mais um canal de atendimento que facilita a solução de problemas e a busca por informações.

MG app reúne tanto os serviços que não eram prestados pelo Governo por meio de smartphones, como alguns que já estavam disponíveis, porém em aplicativos dispersos. A centralização facilita o acesso ao cidadão e permite mais agilidade na prestação dos serviços. O MG app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Confira os principais serviços disponíveis na ferramenta:

➔    Emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento e óbito;

➔    Agendamento de doação de sangue;

➔    Encaminhamento para o canal de telemedicina do Estado;

➔    Solicitação de segunda via de contas de água e energia;

➔    Agendamento de atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs),

➔    Emissão de auto de vistoria dos Bombeiros;

➔    Consulta à situação de veículo e pontuação do condutor;

➔    Registro de boletins de ocorrências da Delegacia Virtual;

➔    Cadastro de ocorrências das rodovias estaduais;

➔    Consulta a serviços do Sine;

➔    Consulta ao pagamento de IPVA, entre outros.

Para se registrar no aplicativo, basta efetuar um cadastro unificado com o governo federal, disponível neste link.