Matrículas para cursos técnicos do programa Trilhas de Futuro terminam sexta-feira (17)

237
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (17), o prazo para os selecionados para um dos cursos técnicos gratuitos do projeto Trilhas de Futuro realizarem a matrícula na instituição para a qual foram destinados.

De acordo com o edital do projeto, cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico. Se a matrícula não for efetivada no prazo, a oportunidade será passada adiante, com disponibilização da vaga a outros estudantes interessados durante o momento das inscrições nas vagas remanescentes.

“O estudante que não efetuar a matrícula, perderá o direito à vaga. Por isso, é muito importante observar o prazo e garantir que, de fato, os selecionados consigam cursar as formações gratuitas”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Izabella Martins.

Foram recebidas mais de 268 mil inscrições no Trilhas de Futuro. Ao todo, são ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

Iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

O resultado do Trilhas de Futuro foi divulgado em 10/9 e pode ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. As matrículas começaram na ultima segunda-feira (13).

Além da disponibilização gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Clique aqui e confira a relação completa de documentos necessários para a matrícula.

Vagas remanescentes

Para os candidatos que não conquistaram uma vaga na chamada regular do Trilhas de Futuro, de 23 a 28 de setembro será aberto o período de vagas remanescentes.

Qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis. Para essa etapa, será necessário realizar nova inscrição, mesmo para estudantes que já tenham concorrido na etapa anterior. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Ainda sobre a próxima etapa, o critério de preenchimento das vagas será cronológico.  Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir de listagem de vagas disponíveis.