Maracujá é uma fruta que traz inúmeros benefícios ao corpo

34
Foto: Portal Encontro

Consumido em forma de suco, de picolé, de mousse ou mesmo como ingrediente de pratos da alta gastronomia, o maracujá é uma das frutas preferidas dos brasileiros. Além de ter um sabor marcante, ela é rica em nutrientes e também conhecida pelo uso terapêutico.

De acordo com a nutricionista Cleonice Pereira, do aplicativo GetNinjas, os benefícios da fruta para saúde são inpumeros, inclusive para quem está de dieta ou quer se prevenir de doenças. “A fruta é uma excelente opção para quem quer perder peso, pois as calorias nela contidas são de baixíssimo índice glicêmico. Além disso, a pectina presente na casca do maracujá é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea, o que auxilia na perda de peso”, comenta a especialista.

Cada maracujá, em média, fornece 28 kcal a 100 gramas de polpa fresca. Em comparação com outras frutas com as mesmas propriedades nutricionais, conforme a nutricionista, como manga e uva, ela é uma das que tem a menor quantidade de caloria.

“São muitos os nutrientes importantes para nosso organismo encontrados no fruto, pois é rico em vitaminas e minerais, especialmente as vitaminas C, B2, B3, B6 e A, além de ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, potássio e fibras”, esclarece Cleonice.

A especialista cita o efeito benéfico dos principais nutrientes do maracujá:

  • A vitamina A age como protetora da pele e da visão
  • As vitaminas A, C e B favorecem o metabolismo e as reações enzimáticas do organismo como um todo
  • A niacina (vitamina B3) auxilia na síntese de proteína. É importante para atletas e pessoas com necessidade de aporte protéico aumentado na dieta
  • Como é rico em vitamina C, é considerado um potente antioxidante que combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico, auxilia no combate às infecções e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio quando consumido perto das grandes refeições
  • A pectina, presente na casca do maracujá, é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea, e por isso auxilia no tratamento do diabetes e colesterol
  • Além disto tudo, o maracujá contém uma substância chamada passiflorina que age como calmante
  • Já as sementes do maracujá são poderosos vermífugos da dieta

A nutricionista diz ainda que o consumo da fruta é recomendado nos seguintes casos: prevenção e combate ao câncer; fortalecimento do sistema imunológico; redução da insônia; melhoria da má circulação; manutenção da saúde das células do cólon; combate à má digestão; aumento da taxa de hemoglobina no sangue; melhoria da saúde dos olhos; ajuda na manutenção do bom humor; alívio da asma; recuperação da densidade dos ossos.