Qual seu tipo de cabelo? Descubra!

69

Você sabe identificar qual é o tipo do seu cabelo? Sabe cuidar devidamente dos seus fios? E os produtos que usa, dão bons resultados? Para cuidar dos cabelos e ter excelentes resultados é importante saber qual o tipo dos seus fios: lisos, ondulados, cacheados ou crespos.

A dupla Anavitória ilustram muito bem os tipos de cabelos, no sentido geral: o que têm ou não forma, ou seja, o liso e o que enrola. No caso da Ana, o liso com leve ondulação, já Vitória com cachos totalmente volumosos quase para o crespo.

Nos últimos anos tenho me surpreendido como o mercado de cosméticos tem se disposto a desenvolver produtos específicos para cada cabelo. Pensar em um produto para uma mulher de cabelo crespo com química para manter os cachos definidos era algo completamente impossível.

Mas hoje a variedade de produtos nos permite fazer, até mesmo, alternância de marcas, mas sempre escolhendo os produtos conforme os fios.Utilizar produtos específicos para determinados tipos de cabelo é imprescindível para bons resultados e evitar qualquer danificação dos fios.

O problema de muitas mulheres não conseguirem um cabelo desejado por muitas vezes pode ser a carência de cuidados específicos ou a utilização de produtos errados, por exemplo, o shampoo para cabelo liso não dará bons resultados para um cabelo crespo quanto um shampoo destinado para esses fios, no máximo irá limpar, mas pode não definir os cachos ou acarretar em frizzes.

Hoje, inúmeros blogues e revistas estão explorando a convenção dos tipo de cabelos, criada nos Estados Unidos que estabelece os tipos de cabelos em quatro tipos: Lisos (Tipo 1), ondulados (Tipo 2), cacheados (Tipo 3) e crespos (Tipo 4).

Conhecer qual o seu tipo de cabelo e como cuidar é garantia de um cabelo sensacional e bem sadio. Se ainda está em dúvida, que tal descobrir agora? Pegue um fio do seu cabelo e descubra como deixá-los modelados e maravilhosos diariamente.

LISOS (TIPO 1)
O cabelo liso é facilmente identificado, se o fio não possui nenhuma curva da raiz até as pontas e é totalmente esticado, o seu cabelo é o liso. Geralmente o cabelo liso é mais oleoso, pois a fabricação natural da raíz dos fios desce facilmente até às pontas, deixando com um aspecto molhado e seboso.

Cuidados: Lave os cabelos alternadamente, evite lavar diariamente, pois pode provocar mais oleosidade também. Para controlar o óleo, usar Shampoo e Condicionador específicos para cabelos lisos já contribui, evite produtos siliconados, pois deixam o cabelo com aspecto mais pesado.

Pinterest

ONDULADOS (TIPO 2)
Caso seu cabelo possua curvas largas, o seu cabelo é do tipo Ondulado, o chamado Tipo 2. Ele é facilmente confundido com o cabelo cacheado, mas o que o diferencia é a raiz, pois as ondas estão nas pontas do cabelo sendo a raíz um pouco mais alisada. Geralmente os fios não fazem espiral, mas ficam em forma de ‘S’ que dão volume aos cabelos.

Cuidados: Shampoo e condicionador próprios para os cabelos ondulados os cacheados podem garantir bons resultados. O creme de pentear pode ser um opção tanto para dar volume ou controlá-lo.

Pinterest

CACHEADOS (TIPO 3)
O cabelo cacheado possui forma de espiral da raíz até as pontas, pode ter cachos um pouco mais largos até cachos bem fechados. A tendência desse tipo é ter as pontas mais secas, pois com aspiral o óleo do couro cabeludo demora a percorrer por toda extensão dos fios, além de ser comum ponta duplas e porosidade.

Cuidados: Utilize shampoo e condicionador livres de sulfatos, óleo de argan e coco são excelentes para hidratação e antes do creme para pentear. Evite lavar o fios diariamente, a cada dois dias alterne com o co-wash e o shampoo para manter a hidratação dos fios.

Pinterest

CRESPOS (TIPO 4)
Os fios crespos, mais conhecidos como afros, não possuem forma definida e tendem a ser volumosos. Assim como os cabelos Tipo 3, o óleo do couro cabeludo do crespo tem dificuldade em chegar até o final do fio, por isso abusar da hidratação com óleos é essencial.

Cuidados: produtos a base de óleo e de selagem, este último é excelente para fortificar os fios que são frágeis e não possuem óleos. Como os fios tendem a ressecar, é importante evitar lavar os fios diariamente, principalmente em água quente.

Pinterest

——————————————————————————————————–
Coluna de Giselle Vieira
Jornalista e blogueira
Instagram: @gisellevieirablog