Gênero “Battle Royale”: Conheça a nova febre dos vídeos games

89

Até mesmo quem não é muito ligado às novas tendências dos vídeos games já devem ter ouvido falar do novo gênero Battle Royale. O game surgiu em 2012 com o jogo Arma 2, mas que foi se popularizar de verdade em 2017 foi o  Playerunknown’s Battlegrouds (PUBG).

O game se aprovou com um grande sucesso colocando este gênero em um novo patamar, e, como não poderia ser diferente, vários outros jogos também trouxeram este modo futuramente para aproveitar a onda que o PUBG trouxe.

Mas em que consiste o Battle Royale? O conceito é simples: são colocados 100 jogadores online em uma ilha e o último que sobreviver é o vencedor do jogo, que é o mesmo conceito do filme Jogos Vorazes que por sua vez foi inspirado em um romance japonês chamado Battle Royale. E é ai que se encontra a diversão deste gênero.

Quando o jogador chega na ilha ele não tem nenhuma arma e precisa escolher o melhor local para aterrissar e começar a procurar recursos, como armas de fogo, armas brancas e coletes a prova de balas. Fazer isso acaba sendo muito divertido e aterrorizante, pois a qualquer momento você pode encontrar com outro jogador que já tenha conseguido uma arma antes de você e te eliminar do jogo logo de cara, isso trás uma adrenalina e tensão que vai fazer você ficar atento a todo momento e que também pode ser jogado em times de até quatro jogadores.

Como citado no começo, o jogo Playerunknown’s Battlegrouds popularizou este estilo de jogo em 2017 e continua fazendo sucesso até hoje. Outras empresas para não ficarem de fora, também trouxeram essa novidade para os seus games, o mais famoso deles é o Fortnite da empresa EPIC GAMES.

Nesse game, o começo não era um jogo com estilo Battle Royale, mas sim um cooperativo de sobrevivência onde você e mais três amigos teriam que sobreviver a hordas de inimigos usando fortes construídos pelos jogadores que precisam ir coletando madeira, ferro e tijolos durante a fase, por isso o nome Fortnite, pois a sobrevivência depende dos fortes construídos. Este estilo de jogo não fez muito sucesso e rapidamente foi deixado de lado pelos jogadores. Mas vendo o sucesso do PUBG a EPIC GAMES enxergou a possibilidade de virar a mesa e implementou em seu jogo o Battle Royale, onde a ideia é a mesma do seu concorrente, mas com o diferencial das contruções que ainda é mantida neste novo modo.

E foi aí que o jogo virou para o Playerunknown’s Battlegrouds, já que se trata de um game de tiro padrão com gráficos realistas e com um público mais maduro. Diferente do Fortnite, onde temos um gráfico bem cartunesco e amigável permitindo ser mais descontraído perante o seu rival, tem também as construções que traz uma nova camada de aprendizagem ao game e, o principal: é de graça. Isso mesmo, o Fortnite pode ser baixado e jogado sem custo algum permitindo comprar dentro do games, mas que não influência na jogabilidade. São só elementos estéticos como roupas, dancinhas, emotes entre outros. Hoje o jogo da EPIC GAMES acabou passando o seu concorrente em popularidade isso pode ser pelos fatos citados e principalmente por um ser pago e o outro gratuito.

Mas, como também foi dito, várias outras empresas de hoje têm o seu próprio jogo com o Battle Royale acrescentado que traz uma infinidade de opções para quem quer se aventurar neste estilo. Mesmo para quem não gosta de jogos competitivos, é um prato cheio para quem quer diversão. Uma dica para deixar o jogo mais legal ainda é jogar com amigos e que com uma estratégia feita pode fazer você sair vitorioso o mais cedo possível, e tudo com amigos fica mais divertido, fica a dica.

Playerunknown’s Battlegrouds se encontra nas seguintes plataformas: Playstation 4, XBOX ONE, PC e em Smartphones. Fortnite nas plataformas: Playstation 4, XBOX ONE, PC, Switch e também em Smartphones.