Em Betim, Mutirão do Diabetes busca alertar população sobre a doença

1548
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Ação acontece no sábado (27); com atendimento gratuito para os cem primeiros que fizerem o cadastro

Conscientizar a população sobre o diabetes – doença silenciosa que requer muita atenção para que o portador esteja sempre saudável. Esse é o objetivo do Mutirão do Diabetes que a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Oftalmologia do Hospital Evangélico, promove no próximo sábado (27).
A ação será realizada das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Bemge, que fica na rua  Gaturama, 94 – Jardim Teresópolis, Betim.

Durante o evento, a população receberá atendimento gratuito para os diabéticos, com orientações nutricionais, avaliação glicêmica, aferição de pressão, além dos exames de Pé Diabético e de fundo de olho. Serão disponibilizadas cem vagas para atendimento, com isso, os interessados que quiserem garantir uma das vagas devem preencher o formulário.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 11 pessoas no mundo convive com o diabetes. A grande maioria desse público apresentará alguma forma de retinopatia durante a vida, com possível evolução para uma deficiência visual ou cegueira.

” Os exames oftalmológicos de rotina e o bom controle da doença podem proteger a visão das pessoas contra essas condições. Por isso, é fundamental que medidas de conscientização e prevenção sejam adotadas”, ressaltou Cristiano Abreu, Referência Técnica das Doenças Crônicas do SUS Betim”.