Educação ambiental de Betim é destaque em universidade na capital

1323

Verdinando”,o mascote da A3P, é referência para estudante em trabalho acadêmico

Após se inspirar no mascote da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), “Verdinando”, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) de Betim, a estudante de design gráfico do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Viviane Almeida, desenvolveu uma história em quadrinhos para um projeto acadêmico.

A história é uma grande aventura vivida pelo personagem Ilo, que se passa no Parque Natural Municipal Felisberto Neves, em Betim, e conta com um roteiro misterioso. Todo o processo de criação foi feito, inicialmente, com desenhos manuais e depois transferido para um programa gráfico.

Para Viviane, ter o Verdinando como referência foi primordial para a criação do conteúdo e linha editorial. “Eu já conhecia o personagem. Quando o professor falou do trabalho, eu já sabia que o mascote seria minha referência de criação”. Diante do trabalho detalhista, com muitas expressões e cores, a aluna, que está no segundo período da graduação, obteve nota máxima na apresentação.

O programa A3P
O programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P da Semmad, visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública, tendo como referência os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Um exemplo prático na Prefeitura de Betim é a substituição de copos descartáveis por canecas duráveis e a configuração de todas as impressoras institucionais para impressão frente e verso de documentos.

O objetivo é promover a redução dos impactos ambientais provocados por sua ação, por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. Com isso, o governo busca diminuir os impactos ambientais, reduzir os gastos institucionais e promover a melhoria da qualidade de vida no ambiente do trabalho.