É melhor alugar uma casa ou apartamento em BH?

Foto: Pixabay

Que Belo Horizonte é uma ótima cidade para tirar umas férias e também morar, nós já sabemos. Mas a pergunta que muitas vezes não quer calar é: alugo casa ou apartamento em BH? Essa é uma decisão árdua que, se você está pensando em se mudar para a cidade, terá que passar. Se agora chegou a sua hora de escolher apartamentos para alugar em BH ou casas para alugar em BH, vamos juntos discutir as desvantagens e as vantagens de cada uma.

A escolha depende muito das necessidades de quem vai se mudar ou alugar um novo cantinho para chamar de seu e elas devem ser levadas em consideração na hora de fazer a decisão, que depende também da situação pessoal e financeira, dos planos e do que não abrimos mão para o nosso bem estar.

A primeira coisa a se fazer para ter uma resposta para essa pergunta tão importante é enumerar as suas prioridades e ver o que é melhor, baseado no que foi pensado e nas situações que conversamos acima.

Em Belo Horizonte há uma segmentação bastante clara entre os bairros com apartamentos e bairros predominantemente com casas, por isso, escolha bem o local onde irá olhar para alugar o seu novo lar.

Vantagens e desvantagens de morar em casa em Belo Horizonte

Com casa há a vantagem do espaço, que não se discute. Há mais espaço para acomodar os seus pertences, pátio para ter o pet, receber visitas ou quais forem as suas necessidades, mas há o ônus do cuidado que essas regalias exigem, como cuidados e manutenções com o pátio e manutenções mais caras em relação a moradia. Há também mais espaços para limpar, não só da parte externa, mas dos próprios cômodos que geralmente são maiores. Há mais responsabilidade, mas também mais liberdade.

Ali, você terá também muito mais privacidade. Ninguém baterá na sua porta pedindo para diminuir o volume ou acabar com a sua festa (embora em vizinhanças com casas também tenham seus limites), mas é completamente diferente, além da liberdade de seguir suas próprias regras: ter o seu animal de estimação, plantas, visitas a hora que quiser, etc. Você quem manda.

Para as pessoas e famílias que viajam muito, a preocupação com a segurança é bem maior, principalmente se a casa não estiver em um condomínio. As contas de água e luz também podem ser consideravelmente maiores, já que não divididas, como nos apartamentos, assim é preciso controlar mais os custos por conta própria.

Resumindo, para irmos aos pontos mais importantes:

Vantagens

  • Não há taxas de condomínio a serem pagas,
  • Muito mais espaço, seja dentro da própria casa como em pátio, garagens, etc.,
  • Menos problemas com privacidade, pois as casas tendem a ser mais separadas que apartamentos e não há regras a serem seguidas,
  • Liberdade maior em ter os seus pets e ter a sua rotina com o seu horário.

Desvantagens

  • Por ser um espaço maior, há mais trabalho em manter tudo limpo e organizado no ambiente interno e no externo também, bem como manutenção e limpeza externa terem um custo maior,
  • A segurança é algo que fica pendente, pois não há funcionários que zelam a entrada de pessoas por você na localidade, você conta apenas com cercas e muros que muitas vezes não dão conta do que pode acontecer, e você terá que arcar com os gastos de zeladoria sozinho,
  • Ter que lidar com as manutenções por si só, seja você arrumando ou você mesmo tendo que contratar um profissional.

Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento em Belo Horizonte

Num apartamento, você precisará seguir mais regras. Logo, antes de assumir um compromisso com uma imobiliária ou com um locatário de confiança, estude o local que está pensando em achar um apartamento para alugar em BH, bem como a vizinhança, o hábito dos moradores mais próximos (tanto vizinhos de porta e corredor Uma coisa a se pensar é se você gosta de silencia, more em uma andar mais no alto possível, para manter suas noite de sono tranquilas, além da vista, que é sempre mais bonita de cima.

Talvez, no começo, você sofra mais com a falta de espaço, que de longe é mais a maior desvantagem do apartamento. Quem se muda de uma casa para apartamento costuma passar um sufoco e é obrigado a desapegar de algumas coisas para poder ficar mais confortável, às vezes, até mesmo deixar animais de estimação com conhecidos que tenham pátio.

A privacidade pode ser um problema também, para quem já tem experiências anteriores. Os vizinhas estão realmente a apenas uma parede de distância, então, terá que cuidar o dobro com som alto, festas ou qualquer coisa que faça um barulho maior do que o habitual.

Uma ideia boa é, se caso você gostar de um imóvel específico, pedir uma cópia da convenção e das regras de condomínio para ver se você está disposto realmente a seguir o que já foi estabelecido. Se você talvez, por exemplo, tenha animais de estimação ou uma horta de varanda e esse local não aceite essas posses, isso pode fazê-lo desistir da compra ou do aluguel.

Mas, pensando por um outro lado, a maior vantagem de morar em um apartamento é a praticidade. Você não precisará gastar muito tempo mantendo tudo limpo e arrumado, as manutenções são mais baratas (dependendo da manutenção, é custeada pelo condomínio) e a decoração sempre é mais enxuta, o que acarreta em economia.

Outra vantagem são as áreas de lazer e as áreas compartilhadas, como piscina, quadra de esportes, academia, área de festas, etc. Tudo isso pertinho de você, sem precisar se locomover. Ajuda na economia com esses entretenimentos e até mesmo com a organização de festas, desde que você respeite os limites de som e os horários estabelecidos entre os condôminos.

Resumindo, para lembrarmos dos pontos mais importantes:

Vantagens

  • Os gastos com manutenção são relativamente menores e muitas vezes já estão inclusos na taxa de condomínio;
  • Os espaços são mais fáceis de deixar limpos e arrumados, devido ao seu tamanho, que é menor;
  • Os prédios têm a segurança 100% garantida pelos profissionais que trabalham a serviço dos condôminos e empresas de vigilância, sendo mais fácil ficar tranquilo em viagens,
  • A grande maioria dos custos, como gás, energia, água, rede elétrica, encanamentos, segurança, limpeza, etc., são cobrados pelo condomínio e divididos entre todos os outros moradores.

Desvantagens

  • Menos espaço para se acomodar;
  • Muitas vezes não aceitam animais de estimação;
  • Menos privacidade, seja por regras do condomínio ou até mesmo pelos vizinhos.

O artigo foi útil pra você?

Curta e compartilhe nas redes sociais, e curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades!