Defeito em refrigerador provoca perda de 120 doses de vacina contra Covid-19 em UBS de Betim

22
UBS Cruzeiro do Sul. Foto: Reprodução/ Google Maps.

Sessenta unidades para aplicação da dose 2 já foram substituídas

Centro e vinte doses de vacina contra o coronavírus foram perdidas após uma câmara fria apresentar defeito na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, em Betim. O problema foi no fim de semana e, na segunda-feira (5) um técnico de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local para verificar o equipamento.

Segundo nota divulgada pela pasta, o refrigerador é novo e está na garantia. “A assistência técnica do fabricante foi acionada para manutenção do aparelho ou, se necessário, sua substituição”, informou.

No equipamento estavam 12 frascos dos imunizantes, totalizando as 120 unidades, dedicadas a aplicação das duas doses, além de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Na tarde desta terça-feira (6) estava prevista a ida de técnicos da Central de Vacinas do município para recolhimento todos os frascos dos imunizantes e emissão de um relatório sobre as perdas. Uma câmara fria de reserva, que estava na unidade, será reativada e as vacinas serão substituídas.

Segundo a Central de Vacinas, 60 doses para a aplicação da dose 2 do imunizante contra a Covid-19 foram substituídas na segunda-feira. Já para a dose 1, os usuários precisarão aguardar o remanejamento da sobra de doses de outras unidades ou a chegada de um novo lote, já que o município não possui vacinas em estoque para a dose 1.

“Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a equipe da UBS Cruzeiro do Sul está fazendo um cadastro dos usuários que comparecerem à unidade para tomar alguma vacina e, a medida que as doses forem sendo repostas, será agendado o dia e horário para eles receberem a imunização”, destacou a secretaria, por meio de nota.