Colunista do portal Gira Betim é selecionada para encontro Economia de Francisco

677
Papa Francisco.

Participam do evento jovens economistas de até 35 anos, empresários e militantes de movimentos comprometidos com mudanças sociais

A colunista do portal Gira Betim, Pâmela Sobrinho, formada em Economia, foi selecionada para participar do encontro Economia de Francisco. O evento será entre os dias 26 e 28 de março de 2020 na cidade de Assis, na Itália. São mais de dois mil jovens de 120 países que confirmaram a participação no encontro Economia de Francisco.

O encontro tem como objetivo discutir um novo modelo econômico, socialmente justo e economicamente sustentável.

A convocação feita pelo papa sugere um encontro inédito sobre economia: “Estou escrevendo para convidá-los a uma iniciativa que tanto desejei, um evento que me permita conhecer quem hoje está se formando e está iniciando a estudar e praticar uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depreda. Um evento que nos ajude a estar juntos e nos conhecer, e que nos leve a fazer um ‘pacto’ para mudar a atual economia e dar uma alma à economia do amanhã”, conclamou Francisco.

A economista Pâmela Sobrinho destaca o que a motivou a ter se candidatado ao encontro. “Porque eu acredito que precisamos mudar nosso sistema econômico. Não podemos continuar trabalhando para o lucro dos grandes e deixando as pessoas e o meio ambiente morrer. Precisamos mudar, mas precisamos escrever propostas sólidas”, comenta.

Participarão também especialistas em desenvolvimento sustentável e economia solidária, como Bruno Frey, economista suíço; o músico e escritor brasileiro Tony Belotto; Carlo Petrini, italiano fundador do  Slow Food; Kate Raworth, economista inglesa; Jeffrey Sachs, economista estadunidense interessado nas causas da pobreza; a indiana Vandana Shiva, diretora do Fórum Internacional sobre Globalização; e Stefano Zamagni, economista italiano.

“Não se trata de um evento no qual poucos falam e muitos escutam. O objetivo é promover intercâmbios entre teoria e prática, de modo a elaborar uma proposta alternativa à economia hegemônica que gera exclusão social”, frisa Pâmela.