Campanha de vacinação contra Sarampo é estendida até 30 de agosto

1375

O público-alvo são crianças de 6 meses até adultos com 59 anos

O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação contra o sarampo até o dia 30 de agosto. O motivo é o aumento dos casos da doença e a baixa cobertura vacinal em todo o estado. O público-alvo são crianças de 6 meses até adultos com 59 anos.

Em Betim, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). É importante levar um documento de identificação e o cartão de vacinação, conforme a disponibilização de doses por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

A doença
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças menores de cinco anos de idade. Os sintomas são febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça e membros), tosse, conjuntivite e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral). Não existe tratamento específico para o sarampo e os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. A complicação da doença pode levar à morte e a  vacina é a única maneira de prevenir  e evitar que isso aconteça. Em caso de suspeita de sintomas de sarampo, é preciso procurar a UBS mais próxima de casa.