Betim tem quarto óbito por Covid-19 confirmado

1278
Cecovid. Foto: Sara Lira.

Município tem 41 casos confirmados da doença

Um jovem de 23 anos é a quarta vítima fatal de Covid-19 em Betim. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta terça-feira (19). O rapaz chegou a se consultar no dia 5 de maio com os sintomas iniciais da doença no Materdei Betim Contagem, onde foi medicado e liberado para aguardar o resultado do exame para Covid-19.

Porém, no dia seguinte, o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Teresópolis com quadro de insuficiência respiratória grave e foi encaminhado para o Centro de Cuidados Intensivos no Centro Materno Infantil (Cecovid). Ele permaneceu na UTI por 13 dias, mas não resistiu e morreu na tarde desta terça-feira.

Outras mortes

Com a morte do rapaz, Betim contabiliza quatro óbitos de infecção por coronavírus. O primeiro foi no dia 29 de abril, de uma idosa de 80 anos que estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Centro Materno Infantil.

O segundo, foi de uma adolescente de 14 anos que morreu após ser contaminada pelo vírus em São Paulo. Ela estava na capital paulista há 11 meses e desde janeiro permanecia internada para realização de um transplante cardíaco.

No hospital ela teve resultado positivo para Covid-19 e o quadro clínico complicou em razão da patologia cardíaca pré-existente, que a deixava em condição de imunodeprimida. A paciente não resistiu às complicações e foi a óbito no dia 3 de maio.

O terceiro caso de morte foi de uma idosa de 74 anos, no dia 29 de abril, com problemas cardíacos e diabetes. Ela chegou a ser atendida na UPA Teresópolis e transferida, no dia 16 de abril, com quadro de infarto agudo do miocárdio para o Hospital São Francisco, em Belo Horizonte. O resultado do exame só foi liberado no dia 13 de maio.

Casos totais

O município já tem 41 casos confirmados de Covid-19. Destes, 27 já se recuperaram e dez estão em acompanhamento pela secretaria de Saúde.

Já Minas confirmou 5.286 casos da doença, dos quais 2.546 já foram recuperados. No total, 177 pessoas morreram em decorrência de Covid-19 no Estado, de acordo com o último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na manhã desta quarta (19).

O Brasil, por outro lado, já registra 17.971 óbitos da doença e 271.628 casos confirmados, conforme informações do Ministério da Saúde liberadas na noite de terça. Destes, 106.794 foram recuperados.