Betim fecha o mês de julho com mais de 100 leitos de UTI

1265
Município passa a ter 105 leitos para tratamento intensivo dos casos graves da Covid-19 em duas unidades de atendimento

Nesta semana, mais 20 novos leitos de terapia intensiva estão sendo instalados no Centro de Cuidados Intensivos para a Covid-19 (Cecovid 4), que funciona no prédio do Centro Materno-infantil. Com a ampliação, até a próxima sexta-feira (31), o município terá 105 leitos de terapia intensiva para atender, exclusivamente, os casos mais graves com suspeita de Covid-19, sendo 100 instalados no Cecovid 4 e outros cinco no Hospital de Campanha, na sede do Fiat Clube.
A abertura das novas vagas foi possível por meio da parceria com o governo estadual, que cedeu ao município, na última semana, 20 respiradores, 20 monitores multiparâmetros e quatro cardioversores. Ao todo, o Estado já repassou 71 equipamentos para o tratamento de pacientes com a doença em Betim.
De acordo com o secretário municipal de Assistência à Saúde, Hilton Soares, a abertura das novas vagas é essencial, neste momento, em que o Estado enfrenta o pico de transmissão do coronavírus. “Estamos vivenciando uma alta demanda de leitos de UTI em todo o estado. Os leitos de Betim podem atender a uma população referenciada de cerca de 800 mil pessoas, que fazem parte da microrregião de saúde do município”, explica.
Nesta segunda-feira (27), a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva em Betim é de 79%.
Contratações
Desde o início da pandemia, Betim vem reforçando a estrutura da rede de saúde pública para enfrentar a Covid-19 e garantir a melhor assistência à população. Além da consecução de equipamentos e diversas outras medidas, a prefeitura realizou a contratação emergencial de mais de 700 profissionais de saúde, por meio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IDBS), para trabalhar nos Cecovids instalados no município.
Atualmente, há 119 profissionais atuando no Cecovid 2 e 588 no Cecovid 4. Dentre eles, médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório, auxiliares administrativos, auxiliares de farmácia, auxiliares de higienização, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionista e fonoaudiólogos. O processo de seleção segue aberto. Os interessados podem acessar o site www.ibdsocial.org.br e na guia Oportunidade de Carreira, basta seguir as instruções para a candidatura.