Betim: decreto flexibiliza medidas de enfrentamento à Covid-19

1009
Álcool gel

Prefeitura considerou avanço da vacinação no município, que chegou a mais de 55% da população total totalmente imunizada

Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Betim – com mais de 55% da população completamente imunizada com as duas doses da vacina ou com a dose única – e também da redução internações e de casos de óbitos decorrentes da doença, a prefeitura flexibilizou as medidas de enfrentamento às contaminações pelo coronavírus.

O decreto nº 43.024 que estabelece as novas normas temporárias vigentes foi publicado na noite de sexta-feira (5) em edição especial do Órgão Oficial do Município.

A principal novidade é a revogação da obrigatoriedade do distanciamento social em estabelecimentos, locais públicos e privados da cidade. Outra mudança diz respeito ao horário de funcionamento de bares e restaurantes, que ganharam permissão para funcionar das 10h às 23h59, de domingo a quinta-feira. Às sextas e sábados, os locais podem abrir das 10h à 1h.

Com relação aos últimos decretos, seguem obrigatórios para quaisquer estabelecimentos públicos e privados o uso de máscara por todos (funcionários, colaboradores, clientes e visitantes), bem como a disponibilização de álcool na concentração 70%, limpeza frequente dos ambientes, o descarte adequado de resíduos, dentre outras medidas sanitárias. Também segue a obrigatoriedade da celebração de um Termo de Ajustamento Municipal (TAM) para a realização de eventos no município.

Os TAMs referentes ao programa Ambiente Seguro, que institui o Passaporte da Vacina – adotado por diversos estabelecimentos de Betim -, seguem vigentes.

Informações da prefeitura de Betim.