Betim amplia testagem de Covid-19 para mais categorias no serviço público

682

Agora serão atendidos também servidores do Centro Administrativo, Transbetim, cemitérios públicos, administrações regionais e Assistência Social

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, que funciona no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Betim, vai ampliar o atendimento exclusivo que vem prestando desde maio, aos trabalhadores municipais que apresentam sintomas de Covid-19. A partir da próxima segunda-feira, 3, começam os atendimentos para os servidores que trabalham no Centro Administrativo, na Transbetim, nos cemitérios públicos, nas administrações regionais e na Secretaria de Assistência Social. Até agora os testes vinham sendo feitos em profissionais da saúde, segurança pública e naqueles em serviço nas instituições para idosos.

De acordo com a diretora Operacional da Saúde, Tânia Resende, a ampliação do atendimento para esses profissionais atende às determinações da Lei Federal n º 14.023, de 8 de julho de 2020, que define as categorias profissionais consideradas essenciais ao controle de doenças e manutenção da ordem pública, durante a pandemia. “Precisamos oferecer um cuidado especial a esszes profissionais que atuam na linha de frente da pandemia. Por terem contato direto e diário com pessoas possivelmente infectadas, eles precisam ser avaliados com mais rigor para evitar a propagação da doença”, explica.

Caso apresentem algum sintoma de síndrome gripal, como febre, tosse e dor de garganta, pelo terceiro dia consecutivo, essxes profissionais podem buscar atendimento no Cerest Betim. “Eles devem informar à pessoa de referência em sua secretaria para que ela faça o agendamento na unidade, por meio do telefone 3531-3799. No Centro de Atendimento, o profissional será acolhido e receberá a indicação para realizar o teste rápido ou o exame RT-PCR, de acordo com a avaliação médica”, esclarece.

Os materiais coletados para o exame RT-PCR são encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), seguindo os critérios de prioridade para o resultado. Os profissionais com diagnóstico de síndrome gripal deverão aguardar o resultado do exame em casa, mantendo o isolamento domiciliar. Já o resultado do teste rápido é emitido em cerca de 20 minutos.

Para acompanhar o estado de saúde no período de isolamento domiciliar, os profissionais serão monitorados diariamente pela equipe responsável, por meio de ligações telefônicas, recebendo todas as orientações para os cuidados necessários. Caso ocorra a evolução da doença, a orientação é que o paciente procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

Para garantir a privacidade e a segurança dos profissionais atendidos, o espaço físico do Cerest foi adaptado com área de isolamento. Atualmente, há dois consultórios, uma sala de teste rápido e dois postos de coleta para o exame PCR. “Para dar suporte ao atendimento, a equipe também será ampliada. Hoje temos dois médicos infectologistas, dois clínicos gerais, um médico do trabalho, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem. Com o aumento da demanda acrescentaremos mais um médico clínico geral, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e dois profissionais da área administrativa”, informa a diretora operacional.

Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Cerest-Betim – Rua Tocantins, 340, Brasileia – Betim
Telefone: 3531-3799