Betim amplia testagem da população para diagnóstico da Covid-19

1473

Ação contemplará as   pessoas com sintomas gripais leves e as   pertencentes a grupos de risco

A partir desta quarta-feira, 29, será disponibilizada a testagem para diagnóstico da Covid-19 para pessoas com sintomas gripais leves e para aquelas pertencentes a grupos de risco ao agravamento da doença, em dez unidades básicas de saúde (UBSs) de Betim, sendo uma em cada regional administrativa.

Segundo a diretora operacional Tânia Resende, a ampliação da testagem seguirá o protocolo definido pela Secretaria de Estado da Saúde, que recebeu atualização técnica no último dia 20. “Antes mesmo dessa atualização, já havíamos ampliado a testagem para idosos com sintomas gripais leves nas UBSs. Na versão anterior do protocolo, o Estado disponibilizava testes rápidos para a testagem de profissionais da saúde, da segurança pública e de instituições de longa permanência (ILPIs) sintomáticos, além de idosos institucionalizados e detentos”, informou.

Tânia esclarece que o novo protocolo do Estado, além de disponibilizar a testagem do tipo RT-PCR, a ampliará a idosos, com ou nenhuma comorbidade, e a usuários de qualquer idade com comorbidades. Sobre o atendimento à população, ela explica que “o teste será feito, inicialmente, em uma UBS por regional. É importante reforçar que as pessoas com sintomas leves procurem a UBS de referência, para que não haja uma sobrecarga das unidades de pronto atendimento, as UPAS.”

O aumento da testagem da população de Betim para diagnóstico da Covid-19 é muito importante para o controle da doença no município. Segundo o secretário adjunto de Asistência, Hilton Soares, “essa iniciativa contribuirá para a melhoria da assistência a pacientes positivos na fase inicial dos sintomas. Uma vez identificados casos positivos em pessoas propensas ao agravamento da doença, no início da manifestação dos sintomas, é possível assisti-las, evitando que cheguem a quadros agudos, os quais normalmente evoluem para a dependência de leitos de CTI, com risco de morte,” enfatiza o médico e gestor do SUS Betim.

Maior número de testes no Estado
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Betim é um das cidades mineiras que mais realiza testes para a Covid-19 no Estado e, também, supera a média de testagem em nível nacional. Até o último dia 25, 17.507 testagens foram realizadas, considerando testes rápidos e RT-PCR feitos nas redes pública e privada.

Além de aplicar os testes conforme os protocolos de testagem do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o município está realizando uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais para mapear a circulação do coronavírus na população. O estudo prevê de três a cinco etapas e uma aplicação de cerca de 6.000 testes.

As três primeiras etapas, foram realizadas de 3 de junho a 15 de julho. Uma amostra de 3.240 participantes de diferentes faixas etárias, divididos proporcionalmente entre pessoas do sexo masculino e do sexo feminino, foi submetida a dois tipos de testagem: o teste rápido e o qRT-PCR, totalizando 6.480 testes.


Confira a relação das UBSs onde será disponibilizada a testagem 

Regional
UBS
Endereço
Imbiruçu Nova Baden Rua Acaiaca, 81 –   Nova Baden
Teresópolis Vila Bemge Rua Guaturana, 200 – Jardim Teresópolis
PTB Guanabara Avenida Rio Madeira, 1960 –   Guanabara
Petrovale Petrovale Rua Peru, 191 – Petrovale
Alterosas Dom Bosco Rua Pedra Azul, 382 – Dom Bosco
Centro Cachoeira Avenida Amazonas, 4233 – Cachoeira
Norte Angola Rua Arlindo José dos Santos, 160 – Santa Lúcia
Citrolândia Citrolândia Avenida Dr. José Mariano, 843 – Citrolândia
Vianópolis Vianópolis Rua Conceição Silva Lima, 75 – Vianópolis
Icaivera Parque do Cedro Rua Gyba, 50 – Icaivera

Obs.: o atendimento em todas as UBSs é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.