Atividades na Praça do Encontro alertam para importância de se prevenir o diabetes

869

A Praça do Encontro, vai receber no dia 23 de novembro uma série de ações para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 11 de novembro.

O Centro de Oftalmologia do Hospital Evangélico, com apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência de Eventos estão a frente desta ação que vai acontecer das 8h às 13h.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir a doença. Serão oferecidos atendimentos de promoção e prevenção à saúde, além de atrações culturais e de lazer.

A expectativa é que sejam realizados mais de mil testes de glicemia, além de outros serviços de saúde para a população que passar pelo local, dentre esses, exame de fundo de olho, teste da sensibilidade dos pés diabéticos, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e informações sobre os principais cuidados para combater o crescimento da doença no município.

A iniciativa, idealizada pelas estagiárias de Oftalmologia do Centro Oftalmológico do Hospital Evangélico, Thalita Gonçalves Campos e Fernanda Luiza de Almeida Barbosa, recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.   Segundo as profissionais, havia cerca de 3.400 diabéticos cadastrados no DataSus, em 2005, na cidade,   e este número passou para 6.663, em 2015, data da última atualização do DataSus.

Os números não correspondem à realidade atual, que aponta para um grupo maior de pessoas acometidas pela doença. “Sabemos que muitas   internações hospitalares são   devidas às complicações do diabetes mellitus, o que confirma a necessidade de ações que informem a população sobre o assunto””, frisou Thalita.