Empoderamento feminino: é preciso falar

145

Muitos debates sobre igualdade de gênero, direitos das mulheres e o papel feminino na sociedade moderna têm se espalhado, principalmente com a ajuda da Internet. O tema Empoderamento Feminino tem estado muito em alta e isso é realmente ótimo! Ainda assim, o tema é pouco pautado e, principalmente, respeitado.

O empoderamento feminino é o processo em que a mulher se apropria de seu direito de existir na sociedade. Nada mais é que estimular a igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho; proporcionar acesso igualitário à educação para ambos os gêneros; promover a educação familiar que represente a mulher não apenas como dona de casa ou sexo frágil; transmitir valores de dignidade e integridade feminina, entre outras medidas.

Falar de empoderamento feminino é falar sobre a maneira da mulher agir, ser vista e ver a si mesma como parte importante, independente e igualitária da sociedade e ter os seus direitos assegurados em todas as esferas da sociedade.

Deveria ser simples, porém não é. O cenário é o completo desrespeito e a desigualdade fortemente enraizados em nossa cultura. Isso traz reflexos negativos não apenas para nós mulheres, mas para a sociedade como um todo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a igualdade de gênero não é apenas um direito humano básico das mulheres, mas também um caminho para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e também do desenvolvimento sustentável. A própria ONU tem uma lista com os sete princípios do empoderamento das mulheres no mercado de trabalho. Esses princípios ajudam as empresas e os governos a criarem, estimularem e fiscalizarem políticas de igualdade de gênero.

Precisamos pautar esse assunto, precisamos educar nossos jovens, instruir nossos filhos, informar a sociedade no geral. Digo nós, mulheres e sociedade também. Só assim uma mulher pode se apropriar de seu direito de existir na sociedade e, além disso, exercê-lo!

——————————————————————————————————–
Coluna de Jussara Prado
Palestrante, master coach e psicóloga.
Instagram: @palestrantejussaraprado