Um navio de cruzeiro com 206 pessoas a bordo encalhou na Groenlândia, em uma área remota do Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia. O navio Ocean Explorer, de bandeira das Bahamas e de propriedade norueguesa, encalhou na segunda-feira, 11 de setembro de 2023, em Alpefjord, uma área conhecida por seus icebergs e pela presença de bois-almiscarados que vagam pela costa.

O Ocean Explorer tem 104,4 metros de comprimento e 18 metros de largura e pertence ao grupo Ulstein, sediado em Ulsteinvik, no sul da Noruega. As autoridades informaram que não há perigo para os passageiros e tripulantes a bordo e que não foram relatados danos ao navio. O comandante Brian Jensen, do Comando Ártico Conjunto, afirmou que as unidades de resgate estão distantes e que o clima na região pode ser desfavorável.

As autoridades estabeleceram contato com outro navio de cruzeiro na área, que foi solicitado a permanecer nas proximidades para prestar assistência caso a situação se agrave. O nome do outro navio de cruzeiro não foi divulgado.