A Japan Airlines, principal companhia aérea do Japão, foi forçada a providenciar um voo extra de última hora após concluir que dois de seus aviões corriam o risco de exceder seus limites de peso. O culpado não era excesso de bagagem, mas uma lista de passageiros que incluía alguns dos homens mais pesados do país. A companhia aérea tomou a medida “muito incomum” de transferir vários lutadores de sumo para um voo especial organizado às pressas na semana passada, devido a preocupações de que as duas aeronaves em que originalmente deveriam voar não seriam capazes de transportar combustível suficiente devido às restrições de peso1.
Os lutadores de sumo estavam programados para pegar voos Boeing 737-800 do aeroporto de Haneda em Tóquio e do aeroporto de Itami em Osaka para Amami Oshima, uma ilha no extremo sul, onde deveriam competir em um festival esportivo. A preocupação com a capacidade de combustível surgiu quando a equipe soube na quinta-feira que as listas de passageiros incluíam lutadores de sumo, que estimaram pesar em média 120 kg – muito mais do que a média de 70 kg1.
A pista do aeroporto de Amami teria dificuldade em acomodar uma aeronave maior, forçando a JAL a providenciar um serviço adicional para 27 lutadores, incluindo 14 que tiveram que voar de Itami para Haneda para embarcar no voo especial. “É extremamente incomum para nós operar voos especiais devido às restrições de peso nesta aeronave”, disse um porta-voz da JAL ao jornal regional Minami-Nippon Shimbun. Voos adicionais também foram organizados para levar os lutadores de volta para casa após o término do torneio no domingo, de acordo com a mídia japonesa1.
Esta não é a primeira vez que a fraternidade de sumo em viagem faz notícia. Em 2014, uma foto de lutadores de sumo apertados em um pequeno avião de passageiros se tornou viral. Os homens, todos do estábulo Hakkaku em Tóquio, mais tarde se fotografaram em ambientes igualmente apertados em um ônibus a caminho de um acampamento de treinamento de verão. Não há requisito mínimo de peso para se tornar um lutador de sumo – Mainoumi, que alcançou a divisão superior na década de 1990, pesava cerca do mesmo que o capitão da equipe de rugby da Inglaterra, Owen Farrell. Mas o esporte antigo é dominado por homens mais pesados. Ōrora, um rikishi nascido na Rússia que se aposentou em 2018, é o mais pesado de todos os tempos, pesando 292,6 kg em seu auge1.