A Air Canada está sendo processada após um roubo de $17 milhões em ouro e dinheiro. A empresa de segurança Brink’s alega que a companhia aérea foi negligente e descuidada, permitindo que um indivíduo não identificado escapasse com o valioso carregamento12.
O roubo ocorreu em abril, quando a Brink’s foi contratada pelo banco suíço Raiffeisen Schweiz e pela empresa de refino de metais preciosos Valcambi SA para transportar o ouro e o dinheiro de Zurique para Toronto. A Brink’s, por sua vez, organizou com a Air Canada para voar com os valiosos entre as duas cidades12. No entanto, cerca de 40 minutos após a chegada do carregamento ao aeroporto Pearson International de Toronto, uma pessoa apareceu com documentos fraudulentos para pegá-los. A Brink’s alega que não havia protocolos ou recursos de segurança em vigor para monitorar, restringir ou regular o acesso do indivíduo não identificado às instalações1.
A pessoa então “fugiu com a carga” e, até agora, “não houve prisões ou condenações e as remessas não foram recuperadas”, diz o processo. A Brink’s está buscando o equivalente a 13,6 milhões de francos suíços (US$ 15,1 milhões) pelo ouro desaparecido e US$ 1,9 milhão pelas notas bancárias roubadas, além de custos adicionais da Air Canada12.
A Air Canada, por sua vez, não comentou sobre o caso. A investigação policial ainda está em andamento, mas até agora não resultou em prisões ou condenações, e as remessas roubadas não foram recuperadas2. A Brink’s alega que a maior companhia aérea do Canadá falhou em recrutar medidas e protocolos de segurança razoáveis e apropriados para prevenir o roubo2.
A Brink’s está agora recorrendo à Air Canada para corrigir as perdas. A companhia aérea ainda não apresentou uma Declaração de Defesa, afirma a Brink’s. Em 27 de abril de 2023, a empresa forneceu um aviso por escrito à Air Canada das perdas sofridas como resultado do roubo e exigiu “reembolso total”. No entanto, a Brink’s afirma que, até a data do depósito da reclamação, não houve resposta da Air Canada5.