A TUI Cruises cancelou as chamadas programadas para Israel em dois de seus cruises, adicionando Marmaris e Santorini como alternativas para o Mein Schiff 51. A decisão foi tomada em meio a crescentes tensões na região do Oriente Médio, com a empresa monitorando de perto os desenvolvimentos e emitindo um aviso de ‘segurança máxima’ aos proprietários de navios2.
A situação no terreno tem sido instável, com poucas linhas de cruzeiro emitindo declarações públicas sobre futuras chamadas nos portos israelenses. A TUI Cruises afirmou em um comunicado postado em seu site que, se a situação no terreno não se estabilizar, pode ter que cancelar as chamadas em Ashdod e Haifa para seu navio de cruzeiro Mein Schiff 5, com 98.900 gt (construído em 2016), programado para mais tarde nesta semana2.
Os hóspedes reservados em quaisquer próximas viagens com visitas aos portos de escala em Israel devem manter contato próximo com a linha de cruzeiro para atualizações e ajustes de itinerário5. Como a situação ainda está se desenvolvendo, é aconselhável ficar atento às atualizações da Cruise Hive à medida que as mudanças adicionais no itinerário e os planos da linha de cruzeiro são confirmados5.
Um número crescente de linhas de cruzeiro está cancelando as próximas chamadas em Israel à medida que os combates entre as forças israelenses e do Hamas continuam6. Nos últimos dois dias, Holland America, Celebrity Cruises, MSC Cruises, Norwegian Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises, Oceania Cruises e Celestyal Cruises cancelaram todas as chamadas nos portos israelenses de Ashdod e Haifa programados para esta semana, com várias das marcas cancelando chamadas na próxima semana também6.
A segurança dos passageiros é a principal preocupação das linhas de cruzeiro, e todas as decisões são tomadas com base nisso. As linhas de cruzeiro estão em estreita coordenação com as autoridades e a segurança, a segurança e o conforto de seus hóspedes permanecem sendo a maior prioridade6.